VERSÃO EM E-BOOK

Preparamos uma versão em PDF no formato de e-book do nosso Guia Devocional para você ter acesso em qualquer lugar as orações contidas neste guia.

Clique aqui para fazer o download.

APRESENTAÇÃO

Este pacote de orações pode ser rezado em aproximadamente dez minutos. Nele, você conversará com a Trindade, a Virgem Maria, São Miguel Arcanjo e seu Anjo da Guarda, garantindo discernimento, força e blindagem espiritual para todo o seu dia. Além disso, no Oferecimento do Dia e na Oferta de Si Mesmo você transforma todo o seu dia (orações, obras, sofrimentos e alegrias) em oração. A maioria das orações deste pacote alcançarão, para quem as rezar, o perdão de parte da dívida de purgatório (Indulgência parcial), de modo que além dos benefícios supra-citados, contamos com este benefício da redução das penas temporais.

Para facilitar a memorização começamos com as orações à Trindade, que incluem orações canônicas da Santa Missa, na ordem em que são rezadas,  a saber: o Glória, o Credo e o Pai Nosso. Além delas, rezamos a Invocação ao Divino Espírito Santo e o Glória ao Pai.

Em seguida, na hierarquia, vem a Virgem Maria, para quem oferecemos o Angelus, a Salve Rainha e a  Consagração. Logo após Nossa Senhora, vem o Príncipe dos Anjos, São Miguel Arcanjo, que vai nos garantir a proteção contra o poder das trevas. Por último, a invocação ao Santo Anjo da Guarda, protetor pessoal e amigo espiritual, cuja missão é nos conduzir ao céu. Finaliza-se com a Oferta de Si Mesmo (composta por Santo Inácio de Loyola) e o Oferecimento do Dia.

Seguem, abaixo, todas as orações, na sequência indicada. A partir da novena de consagração ao Sagrado Coração de Jesus em diante (do número 13 em diante), acrescentamos poderosas orações da piedade popular, que são opcionais. 

01) GLÓRIA (MISSA)

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. Nós Vos  louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só Vós, o Senhor, Só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

02) PROFISSÃO DE FÉ (Símbolo dos Apóstolos, também conhecida como Creio ou Credo)

Creio em Deus Pai todo-poderoso. Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna, Amém.

03) PAI NOSSO

Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa Vontade, assim na terra, como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, Amém.

04) INVOCAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação.

Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

05) GLÓRIA AO PAI

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

06) O ANJO DO SENHOR (Angelus)

Dirigente:  O Anjo do Senhor anunciou a Maria.

Coro:  E ela concebeu do Espírito Santo.

Todos: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, Amém.

Dirigente:  Eis aqui a serva do Senhor.

Coro:  Faça-se em mim segundo a vossa palavra.

Todos: Ave Maria…

Dirigente: E o Verbo Divino se fez carne.

Coro:   E habitou entre nós.

Todos:  Ave Maria…

Dirigente:  Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

Coro: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do anjo, reconhecemos a Encarnação de Jesus Cristo, Vosso Filho, possamos, pela Sua Paixão e Morte na cruz, chegar um dia ás glórias da ressureição. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém.

07) SALVE RAINHA

Salve Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa. E esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


08) CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, eu Vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Assim seja.


09) ORAÇÃO A SÃO MIGUEL ARCANJO

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate. Cobrí-nos com vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos; e vós, Príncipe da Milícia Celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Nota: O Papa Leão XIII, durante a celebração de uma missa particular, teve uma visão na qual viu o Demônio pedindo permissão a Jesus para submeter a Igreja a um período de provações. Deus deu-lhe esta permissão. Por isso, para combater o inimigo, o Papa compôs a oração a São Miguel Arcanjo, ordenando, depois, que fosse rezada de joelhos, no fim de cada Santa Missa.


10) ORAÇÃO AO ANJO DA GUARDA

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e  ilumina. Amém.

11) OFERTA DE SI MESMO (Composta por Santo Inácio de Loyola)

Recebei Senhor minha liberdade inteira. Recebei minha memória, minha inteligência e toda a minha vontade. Tudo o que tenho ou possuo, de vós me veio; tudo vos devolvo e entrego sem reservas, para que a vossa vontade, tudo governe. Dai-me somente vosso amor e vossa graça, e nada mais vos peço, pois já serei bastante rico.


12) OFERECIMENTO DE OBRAS

Ofereço- Vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus, por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, obras, sofrimentos e alegrias deste dia, em reparação de minhas ofensas, e por todas as intenções, pelas quais o mesmo Divino Coração está continuamente intercedendo e sacrificando-se em nossos altares. Eu vo-los ofereço de modo particular (acrescenta-se as intenções aqui)… e pelo aumento e a perseverança das vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Amém.


13) ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (Que pode ser usada como novena)

Ó Senhor Jesus Cristo, confio esta intenção ao Vosso Sagrado Coração…(dizer a intenção)

Olhai apenas para mim e fazei aquilo que o Vosso Coração Vos inspirar… Que o Vosso Coração decida… Eu conto com Ele… Tenho confiança n’Ele… Lanço-me na Sua Misericórdia.

Senhor Jesus, Vós não me desiludireis. Sagrado Coração de Jesus, confio em Vós. Sagrado Coração de Jesus, creio no Vosso Amor por mim. Sagrado Coração de Jesus, venha a nós o Vosso Reino. Ó Sagrado Coração de Jesus, tenho-Vos pedido muitas graças, mas imploro-Vos ardentemente esta. Tomai-a, metei-a no Vosso Sagrado Coração; quando o Eterno Pai a vir, coberta com o Vosso Precioso Sangue, não me a recusará. Esta não mais será a minha oração, mas  sim a Vossa, Jesus. Oh! Sagrado Coração de Jesus, eu ponho a minha confiança em Vós; que eu nunca seja confundido. Amém.

14) LEMBRAI-VOS, ORAÇÃO DE SÃO BERNARDO

Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouvir dizer que algum daqueles que têm recorrido à Vossa proteção, implorado a Vossa assistência e reclamado o Vosso socorro fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, Virgem, entre todas singular, como minha Mãe recorro; de Vós me valho; e, gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus Humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amém.


15) ORAÇÃO ATRIBUIDA AO PAPA CLEMENTE XI

Meu Deus, eu creio em Vós, mas fortificai a minha fé; espero em Vós, mas tornai mais confiante a minha esperança; eu Vos amo, mas afervorai o meu amor; arrependo-me de ter pecado, mas aumentai o meu arrependimento.

Eu Vos adoro como primeiro princípio; Vos desejo como fim último; Vos louvo como benfeitor perpétuo e Vos invoco como benévolo defensor.

Que Vossa sabedoria me dirija, Vossa justiça me contenha, Vossa clemência me console e Vosso poder me proteja.

Meu Deus, eu Vos ofereço meus pensamentos, para que só pensem em Vós; minhas palavras, para que só falem em Vós; minhas ações, para que sejam do Vosso agrado; meus sofrimentos, para que sejam por Vosso amor.

Quero o que quiserdes, porque o que quereis como o quereis, e enquanto o quiserdes. Senhor eu Vos peço: iluminai minha inteligência, inflamai minha vontade, purificai meu coração e santificai minha alma.

Dai-me chorar os pecados passados, repelir as tentações futuras, corrigir as más inclinações e praticar as virtudes do meu estado. Concedei-me, Ó Deus de bondade, ardente amor por Vós e aversão por meus defeitos; zelo pelo próximo e desapego do mundo.

Que eu me esforce para obedecer os meus superiores, auxiliar os que dependem de mim, dedicar-me aos amigos e perdoar os inimigos.

Que eu vença a sensualidade pela austeridade; a avareza, pela generosidade; a cólera, pela mansidão e a tibieza pelo fervor. Tornai-me prudente nas decisões, corajoso nos perigos, paciente nas adversidades e humilde na prosperidade. Fazei, Senhor, que eu seja atento na oração, sóbrio nos alimentos, diligente no trabalho e firme nas resoluções.

Que eu procure possuir pureza de coração e modéstia de costumes, um procedimento exemplar e uma vida reta. Que eu me aplique sempre em vencer a natureza, colaborar com a graça, guardar os mandamentos e merecer a salvação.

Aprenda de Vós como é pequeno o que é da terra, como é grande o que é divino, breve o que é desta vida e duradouro o que é eterno. Dai-me preparar-me para a morte, temer o dia do juízo, fugir do inferno e alcançar o paraíso. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.


16) ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

Festa: 19 de março.

São José Operário: 1° de maio

Quando você estiver com algum problema ou dificuldade em sua família, peça proteção a São José. Por ser o chefe da Sagrada Família, São José é considerado o protetor das famílias. Este Santo é também invocado para auxílio nas doenças, para acabar com vícios de drogas, álcool, jogo, etc. Em vida, São José foi carpinteiro e por isso é também conhecido como o patrono dos trabalhadores. Também foi o provedor da Sagrada Família. Por isso, na Igreja Católica, os conventos e seminários o têm como patrono, para que não faltem os meios de sustento. Faça o mesmo com sua casa ou empresa.

Oração: Lembrai-vos, ó glorioso São José, puríssimo esposo da Virgem Maria e doce protetor nosso, que jamais se ouviu dizer que alguém que  tivesse invocado a vossa proteção ou implorado o vosso socorro, não fosse por vós consolado e atendido. Com esta confiança venho à vossa presença e a vós, fervorosamente, encomendar esta graça (fazer seu pedido). Não desprezeis a minha suplica, ó Pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos acolhê-la piedosamente. Assim seja.


17)
ORAÇÃO DA SANTA MADRE MARAVILHAS DE JESUS DE TOTAL ABANDONO E CONFIANÇA EM DEUS

Senhor eu quero:

O que tu quiseres,

Onde o quiseres,

Quando o quiseres,

Como o quiseres,

Enquanto o quiseres,

Se o quiseres,

E porque o queres.


18) ORAÇÃO DA SERENIDADE

Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; coragem para modificar as que eu puder e sabedoria para distinguir umas das outras, vivendo um dia de cada vez, um momento de cada vez, aceitando as dificuldades como oportunidades de crescimento em virtudes. Que eu possa aceitar a vida como ela é e não como eu gostaria que fosse, confiando que endireitareis todas as coisas se eu me render à Vossa vontade, e assim ser feliz nesta vida e na eternidade.


19) ORAÇÃO DA MANHÃ

Senhor, no silêncio deste dia  que amanhece, venho pedir-Te saúde, força, paz e sabedoria. Quero olhar hoje o mundo com os olhos cheios de amor. Ser paciente, compreensivo, manso e prudente. Ver, além das aparências, Teus filhos, como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um.  Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade Que só de bênçãos se encha o meu espírito. Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se  achegarem a mim, sintam a Tua presença. Senhor, reveste-me de Tua beleza. E que, no decurso deste dia, eu Te revele a todos. Amém!

20) OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO

O ofício de Nossa Senhora, embora de origem medieval, é patrimônio da fé do povo brasileiro a Maria, Mãe de Deus. Podemos dizer que ele é uma oração para defender a Imaculada Conceição, que sofreu grandes combates no século XII, por parte de teólogos, que duraram até o dia 8 de dezembro de 1854, quando Pio IX, depois de consultar os bispos do mundo inteiro, declarou e definiu como dogma de fé a doutrina Imaculada.

Uma antiga tradição diz que Nossa Senhora se ajoelha no Céu quando alguém na Terra reza o Ofício.

Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe.

Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade.

Deus vos salve, Filha de Deus Pai!
Deus vos salve, Mãe de Deus Filho!
Deus vos salve, Esposa do Espírito Santo!
Deus vos salve, Sacrário da Santíssima Trindade!

Matinas

Agora, lábios meus,
dizei e anunciai
os grandes louvores
da Virgem, Mãe de Deus.
Sede em meu favor,
Virgem soberana,
livrai-me do inimigo
com vosso valor.

Glória seja ao Pai,
ao Filho e ao Amor também,
que é um só Deus,
em pessoas três,
agora e sempre
e sem fim. Amém!

Deus vos salve,
Virgem, Senhora do mundo,
rainha dos céus
e das virgens, Virgem.
Estrela da manhã,
Deus vos salve
cheia de graça divina,
formosa e louçã.

Dai pressa, Senhora,
em favor do mundo,
pois vos reconhece
como defensora.
Deus vos nomeou,
desde a eternidade,
para a mãe do Verbo
com o qual criou.

Terra, mar e céus
e vos escolheu
quando Adão pecou,
por esposa de Deus.
Deus a escolheu
e, já muito antes,
em seu tabernáculo
morada lhe deu.

Ouvi, Mãe de Deus,
minha oração.
Toquem em vosso peito,
os clamores meus.

Oração: Santa Maria, rainha dos céus, mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais e nem desprezais, ponde, senhora, em mim os olhos de vossa piedade e alcançai de vosso amado filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu, que agora venero com devoção vossa Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento de vosso bendito Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina para sempre. Amém.

Prima

Sede em meu favor,
Virgem soberana,
livrai-me do inimigo
com vosso valor.
Glória seja ao Pai,
ao Filho e ao Amor também,
que é um só Deus,
em pessoas três,
agora e sempre
e sem fim. Amém.

Hino

Deus vos salve, mesa
para Deus ornada,
coluna sagrada
de grande firmeza.
Casa dedicada
a Deus sempiterno.

Sempre preservada,
Virgem, do pecado.
Antes que nascida
fostes, Virgem, santa
no ventre ditoso
de Ana concebida.

Sois mãe criadora
dos mortais viventes.
Sois dos santos porta,
dos anjos, senhora.

Sois forte esquadrão
contra o inimigo.
Estrela de Jacó,
refúgio do cristão.

A Virgem criou
Deus no Espírito Santo,
e todas as suas obras
com ela as ornou.
Ouvi, Mãe de Deus,
minha oração.
Toquem em vosso peito,
os clamores meus.

Oração: Santa Maria, rainha dos céus, mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais e nem desprezais, ponde, senhora, em mim os olhos de vossa piedade e alcançai de vosso amado filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu, que agora venero com devoção vossa Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento de vosso bendito Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina para sempre. Amém.

Terça

Sede em meu favor,
Virgem soberana,
livrai-me do inimigo
com vosso valor.

Glória seja ao Pai,
ao Filho e ao Amor também,
que é um só Deus,
em pessoas três,
agora e sempre
e sem fim. Amém!

Hino

Deus vos salve, trono
do grão Salomão,
arca do concerto,
velo de Gedeão!
Íris do céu clara,
sarça da visão,
favo de Sansão,
florescente vara.
A qual escolheu
para ser mãe sua,
e de vós nasceu
o Filho de Deus.

Assim vos livrou
da culpa original,
de nenhum pecado
há em vós sinal.
Vós que habitais
lá nas alturas
e tendes vosso trono
entre as nuvens puras.

Ouvi, Mãe de Deus,
minha oração.
Toquem em vosso peito,
os clamores meus.

Oração: Santa Maria, rainha dos céus, mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais e nem desprezais, ponde, senhora, em mim os olhos de vossa piedade e alcançai de vosso amado filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu, que agora venero com devoção vossa Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento de vosso bendito Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina para sempre. Amém.

Sexta

Sede em meu favor,
Virgem soberana,
livrai-me do inimigo
com vosso valor.
Glória seja ao Pai,
ao Filho e ao Amor também,
que é um só Deus,
em pessoas três,
agora e sempre
e sem fim. Amém!

Hino

Deus vos salve, Virgem
da Trindade templo,
alegria dos anjos,
da pureza exemplo.
Que alegrais os tristes
com vossa clemência,
horto de deleites,
palma de paciência.

Sois terra bendita
e sacerdotal.
Sois da castidade,
símbolo real.

Cidade do Altíssimo,
porta oriental,
sois a mesma graça,
Virgem singular.
Qual lírio cheiroso
entre espinhas duras,
tal sois vós, Senhora,
entre as criaturas.

Ouvi, Mãe de Deus,
minha oração.
Toquem em vosso peito,
os clamores meus.

Oração: Santa Maria, rainha dos céus, mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais e nem desprezais, ponde, senhora, em mim os olhos de vossa piedade e alcançai de vosso amado filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu, que agora venero com devoção vossa Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento de vosso bendito Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina para sempre. Amém.

Noa

Sede em meu favor,
Virgem soberana,
livrai-me do inimigo
com vosso valor.
Glória seja ao Pai,
ao Filho e ao Amor também,
que é um só Deus,
em pessoas três,
agora e sempre
e sem fim. Amém!

Hino

Deus vos salve, cidade
de torres guarnecida,
de Davi, com armas
bem fortalecida.
De suma caridade
sempre abrasada.

Do dragão, a força
foi por vós prostrada.
Ó mulher tão forte!
Ó invicta Judite!
Que vós alentastes
o sumo Davi!
Do Egito, o curador,
de Raquel nasceu,
do mundo, o Salvador
Maria no-lo deu.

Toda é formosa
minha companheira,
nela não há mácula
da culpa primeira.
Ouvi, Mãe de Deus,
minha oração.
Toquem em vosso peito,
os clamores meus.

Oração: Santa Maria, rainha dos céus, mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais e nem desprezais, ponde, senhora, em mim os olhos de vossa piedade e alcançai de vosso amado filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu, que agora venero com devoção vossa Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento de vosso bendito Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina para sempre. Amém.

Vésperas

Sede em meu favor,
Virgem soberana,
livrai-me do inimigo
com vosso valor.
Glória seja ao Pai,
ao Filho e ao Amor também,
que é um só Deus,
em pessoas três,
agora e sempre
e sem fim. Amém.

Hino

Deus vos salve relógio
que, andando atrasado,
serviu de sinal
ao Verbo encarnado.
Para que o homem suba
às sumas alturas,
desce Deus do céu
para as criaturas.

Com raios claros
do Sol de Justiça,
resplandece a Virgem
dando ao sol cobiça
Sois lírio formoso,
que cheiro respira
entre os espinhos.
Da serpente, a ira
Vós aquebrantais
com vosso poder.

Os cegos errados
vós alumiais.
Fizestes nascer
Sol tão fecundo,
e, com as nuvens,
cobristes o mundo.

Ouvi, Mãe de Deus,
minha oração.
Toquem em vosso peito,
os clamores meus.

Oração: Santa Maria, rainha dos céus, mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais e nem desprezais, ponde, senhora, em mim os olhos de vossa piedade e alcançai de vosso amado filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu, que agora venero com devoção vossa Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento de vosso bendito Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina para sempre. Amém.

Completas

Rogai a Deus, vós,
Virgem, nos converta.
Que a sua ira
aparte de nós.
Sede em meu favor,
Virgem soberana,
livrai-me do inimigo
com vosso valor.

Glória seja ao Pai,
ao Filho e ao Amor também,
que é um só Deus,
em pessoas três,
agora e sempre
e sem fim. Amém.

Hino

Deus vos salve, Virgem,
Mãe imaculada,
rainha de clemência
de estrelas coroada.
Vós, sobre os anjos,
sois purificada,
de Deus, à mão direita,
estais de ouro ornada.

Por vós, Mãe da graça,
mereçamos ver
a Deus nas alturas
com todo prazer.
Pois sois esperança
dos pobres errantes,
e seguro porto
dos navegantes.

Estrela do mar
e saúde certa,
e porta que estais
para o céu aberta.
É óleo derramado,
Virgem, vosso nome,
e os servos vossos
vos hão sempre amado.

Ouvi, Mãe de Deus,
minha oração.
Toquem em vosso peito,
os clamores meus.

Oração: Santa Maria, rainha dos céus, mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais e nem desprezais, ponde, senhora, em mim os olhos de vossa piedade e alcançai de vosso amado filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu, que agora venero com devoção vossa Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento de vosso bendito Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina para sempre. Amém.

Oferecimento
Humildes, oferecemos
a vós, Virgem pia,
estas orações,
porque em nossa guia
vades vós adiante
e, na agonia,
vós nos animeis,
ó doce Maria! Amém!

 

21) ORAÇÃO AUGUSTA RAINHA DOS CÉUS

No dia 13 de Janeiro de 1864, o Bem-aventurado Padre Luís-Eduardo Cestac foi subitamente atingido por um raio da luz divina. Ele viu demônios espalhados por toda a terra, causando uma imensa confusão. Ao mesmo tempo,  teve uma visão da Virgem Maria. Nossa Senhora lhe revelou que realmente o poder dos demônios fora desencadeado em todo o mundo e que então, mais do que nunca, era necessário rezar à Rainha dos Anjos e pedir a ela que enviasse as legiões dos Santos Anjos para combater e derrotar os poderes do inferno.

“Minha Mãe”, disse o padre, “vós sois tão bondosa, por que então não enviais por vós mesma estes anjos, sem que ninguém vos peça?”

“Não”, respondeu a Santíssima Virgem, “a oração é uma condição estabelecida pelo próprio Deus para se obter esta graça.”

“Então, Mãe santíssima – disse o sacerdote – ensinai-me como quereis que se vos peça!”

Foi então que o Bem-Aventurado Luís-Eduardo Cestac recebeu a oração “Augusta Rainha dos Céus”. “Meu primeiro dever – disse ele – era apresentar esta oração a Monsenhor La Croix, bispo de Bayonne, que se dignou aprová-la. Cumprido este dever, fiz imprimir 500.000 cópias, e providenciei que fossem distribuídas em todos os lugares. (…) Não devemos esquecer que, da primeira vez que as imprimimos, a máquina impressora chegou a quebrar duas vezes”.

Esta oração foi indulgenciada pelo Papa São Pio X no dia 8 de julho de 1908. Recomenda-se que seja aprendida de cor:

Augusta Rainha dos céus, Soberana Mestra dos Anjos, 
Vós que, desde o princípio, recebestes de Deus 
o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, 

Nós vo-lo pedimos humildemente, 
enviai vossas legiões celestes para que, 
sob vossas ordens, e por vosso poder, 
persigam os demônios, combatendo-os por toda a parte, 
reprimindo-lhes a insolência, e lançando-os no abismo. 

Quem é como Deus? 

Ó Mãe de bondade e ternura, 
Vós sereis sempre o nosso Amor e a nossa esperança. 

Ó Mãe Divina, 
enviai os Santos Anjos para nos defenderem, 
e repelí para longe de nós o cruel inimigo. 

Santos Anjos e Arcanjos, 
Defendei-nos e guardai-nos.

Amém.

22) LADAINHA DA HUMILDADE

Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus manso e humilde de coração: ouvi-nos.
Jesus manso e humilde de coração: atendei-nos.
Jesus manso e humilde de coração: fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.

Do desejo de ser estimado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser amado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser procurado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser louvado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser honrado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser preferido, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser consultado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser aprovado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser adulado, livrai-me, Jesus!

Do temor de ser humilhado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser desprezado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser rejeitado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser caluniado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser esquecido, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser ridicularizado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser escarnecido, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser injuriado, livrai-me, Jesus!

Que os outros sejam mais amados do que eu
Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros sejam mais estimados do que eu
Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros possam crescer na opinião do mundo e que eu possa diminuir
Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que aos outros seja concedida mais confiança no seu trabalho e que eu seja deixado de lado
Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros sejam louvados e eu esquecido
Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros possam ser preferidos a mim em tudo
Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros possam ser mais santos do que eu, contanto que eu pelo menos me torne santo como puder
Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!

Ó Maria, Mãe dos humildes, rogai por nós!
São José, protetor das almas humildes, rogai por nós!
São Miguel, que fostes o primeiro a lutar contra o orgulho e o primeiro a abatê-lo, rogai por nós!
Ó justos todos, santificados a partir do espírito de humildade, rogai por nós!

{ § }

Oração:
Ó Deus, que, por meio do ensinamento e do exemplo do Vosso Filho Jesus, apresentastes a humildade como chave que abre os tesouros da graça e como início de todas as outras virtudes – caminho certo para o Céu – concedei-nos, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, a mais humilde e mais santa de todas as criaturas, aceitar agradecendo todas as humilhações que a Vossa Divina Providência nos oferecer. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Amém.

23) ORAÇÃO DE SÃO PATRÍCIO

Eu me levanto hoje
Pela força do céu;
Luz do sol,
Esplendor de fogo,
Velocidade do relâmpago,
Rapidez do vento
Profundidade do mar
Estabilidade da terra,
Firmeza da rocha.

Eu me levanto hoje
Pela força de Deus para me pilotar;
O poder de Deus para me sustentar,
A sabedoria de Deus para me guiar
O olho de Deus para olhar por mim
O ouvido de Deus para me ouvir
A palavra de Deus para falar por mim
A mão de Deus para me guardar,
O caminho de Deus para se extender à minha frente
Escudo de Deus para me proteger,
As Hostes Celestes para para me salvar
Longe e perto,
Sozinho ou em uma multidão.

Cristo proteje-me hoje
Contra ferimentos
Cristo comigo, Cristo diante de mim, Cristo atrás de mim
Cristo em mim, Cristo abaixo de mim, Cristo acima de mim
Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda
Cristo quando eu me deito, Cristo quando me sento,
Cristo no coração de todos que pensam em mim
Cristo na boca de todos que falam de mim
Cristo no olho de quem me vê
Cristo no ouvido de quem me ouve.

Eu me levanto hoje
Pela força poderosa
Do Senhor da criação.

24) Terço de São Miguel

Modo de rezar este terço 

Sobre o crucifixo, diz-se:

V: Deus, vinde em nosso auxílio.

R: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

Glória ao Pai…

Depois, deixando para o fim as quatro contas que seguem a medalha, toma-se a primeira conta grande do Terço e reza-se a primeira saudação.

Primeira saudação

Saudamos o primeiro coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Serafins, para que o Senhor nos torne dignos de ser abrasados de uma perfeita caridade. Amém.

Sobre as contas grandes:

São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste, tu que foste escolhido para vencer as forças do mal, tu perante quem todo o inimigo recua, vem ajudar-nos, vem proteger-nos. Expulsa para longe tudo o que poderá dificultar o nosso caminho na Fé e Santidade. Com a tua espada atravessa o flanco daquele que quer afastar-nos da nossa Mãe, a Santíssima Virgem Maria, e leva-nos sempre junto do nosso Pai Celeste, lá, onde devemos morar como herdeiros do Reino. Amém.

– Credo
– Pai Nosso
– Ave Maria (3x )
– Glória ao Pai

Sobre as contas pequenas:

São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste, protege-nos, defende-nos, vem em nosso socorro. Amém.

Segunda saudação

Saudamos o segundo coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e dos coros celestes dos Querubins, para que o Senhor nos conceda a graça de fugir do pecado e procurar a perfeição cristã. Amém.(Uni Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai…)

Terceira saudação

Saudamos o terceiro coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Tronos, para que Deus derrame em nosso coração o Espírito de verdadeira e sincera humildade. Amém.

(Um Pai-nosso e três Ave-Marias, Glória ao Pai…)

Quarta saudação

Saudamos o quarto coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Dominações, para que o Senhor nos conceda a gra­ça de dominar nossos sentidos e de nos corrigir de nossas más paixões. Amém. (Um Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai…)

Quinta saudação

Saudamos o quinto coro dos Anjos pedindo, pela in­tercessão de São Miguel e do coro celeste das Potes­tades, para que o Senhor se digne proteger nossas almas contra as ciladas e tentações do demônio. Amém. (Um Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai…)

Sexta saudação

Saudamos o sexto coro de Anjos pedindo, pela in­tercessão de São Miguel e do coro admirável das Virtudes, para que o Senhor não nos deixe cair em tentação, mas que nos livre de todo mal. Amém. (Um Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai…)

Sétima saudação

Saudamos o sétimo coro dos Anjos pedindo, pela in­tercessão de São Miguel e do coro celeste dos Princi­pados, para que o Senhor encha nossas almas do Es­pírito de uma verdadeira e sincera obediência. Amém.(Um Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai…)

Oitava saudação

Saudamos o oitavo coro dos Anjos pedindo, pela in­tercessão de São Miguel e do coro celeste dos Arcan­jos, para que o Senhor nos conceda o dom da perse­verança na fé e nas boas obras, a fim de que possa­mos chegar a possuir a glória eterna do Paraíso. Amém. (Um Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai…)

Nona saudação

Saudamos o nono coro dos Anjos pedindo, pela inter­cessão de São Miguel e do coro celeste de todos os Anjos, para que sejamos guardados por eles nesta vida mortal e por eles conduzidos à glória eterna do Céu. Amém. (Um Pai-nosso e três Ave-Marias, Gló­ria ao Pai…)

Oremos (depois das cinco dezenas):

Deus todo-poderoso e eterno, que, por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação dos ho­mens, escolhestes para príncipe de Vossa Igreja, o glorioso Arcanjo São Miguel; tornai-nos dig­nos de ser preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora de nossa morte nenhum deles nos possa inquietar. São Miguel Arcanjo, contigo, pela graça de Deus Pai, nós queremos gritar no Céu: “Quem como Deus?!” Ajuda-nos a escolhermos sempre o bem e afastar para longe de nós tudo o que é mal, tudo o que possa ferir o coração de Deus. Ajuda-nos a ser dignos do nosso batismo, a fim de que no dia querido, podermos reinar junto do nosso Pai e rezar pelas almas que se afastem do Reino de Deus.  São Miguel Arcanjo, nós temos confiança em Ti, nós cremos em todo o poder que Deus te deu para salvar as almas e vencer as forças do mal. Amém.

Ao final, reza-se:

Um Pai-nosso em honra de São Miguel Arcanjo.

Um Pai-nosso em honra de São Gabriel.

Um Pai-nosso em honra de São Rafael.

Um Pai-nosso em honra de nosso Anjo da Guarda.

Recitar: Glorioso São Miguel, chefe e príncipe dos exér­citos celestes, fiel guardião das almas, vencedor dos espíritos rebeldes, amado da casa de Deus, nosso admirável guia depois de Cristo, vós, cuja excelên­cia e virtude são eminentíssimas, dignai-vos livrar-nos de todos os males, nós todos que recorremos a vós com confiança, e fazei por vossa incomparável proteção que nos adiantemos cada dia mais na fide­lidade e na perseverança em servir a Deus.

V: Rogai por nós, ó bem-aventurado São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo.

R: Para que sejamos dignos de suas promessas.

Jaculatórias

Rogai por nós, bem-aventurado São Miguel, prínci­pe da Igreja de Jesus Cristo, para que sejamos dig­nos de suas promessas.

Ó Luminares radiosos do Céu, exército triunfante da Corte Celeste, assisti a Santa Igreja e dai-lhe vitória sobre todos os seus inimigos.

Ó Coros admiráveis da hierarquia celeste, que servis a Deus no Céu e na Terra opondo-vos ao mal, fazei que o bem triunfe sempre em nome de Deus Trino. Amém.

Promessas do Arcanjo São Miguel a quem reza diariamente o seu Terço

Em Portugal, numa aparição de São Miguel a serva de Deus, Antônia d’Astonoac, o santo Arcanjo declarou que desejava que se fizessem nove saudações correspondentes aos nove co­ros dos anjos, que consistiriam na recitação de um Pai-nosso e de três Ave-Marias em honra de cada um daqueles coros.

Em retribuição àquele que lhe rendesse este cul­to, prometeu um cortejo de nove anjos durante todo o decurso da vida sempre que se aproximasse da Santa Mesa Eucarística, e depois da morte a liberta­ção do purgatório para si e seus parentes. A devoção passou para outros países, foi aprovada por muitos bispos e até pelo Santo Papa Pio IX, que a enriqueceu de indulgências, em 08 de agosto de 1851.

Este terço será para vós uma arma poderosa, porque desde o momento em que o pronunciais, vós podereis estar certos da presença celeste ao vosso lado e para quem vós rezais.

Para aqueles que tiverem dificuldade para entender como se reza o terço de São Miguel acompanhe em vídeo: 

 

 

 

25) Nossa Senhora do Bom Parto

Ó Maria Santíssima, vós, por um privilégio especial de Deus, não sofrestes as dores do parto, mas, sem dúvida, compreendeis perfeitamente as angústias e aflições das mães que esperam um filho, das que o carregam durante a gravidez e das que, por diferentes motivos, aguardam angustiadas a hora do parto. Olhai para mim, vossa serva, que, na aproximação do parto, sofro angústias e incertezas. Dai-me a graça de ter um parto feliz. Fazei com que meu bebê nasça com saúde, forte e perfeito. Eu vos prometo orientar meu filho sempre pelo caminho certo, o caminho que o vosso filho, Jesus, traçou para todos os homens: o caminho do bem, do amor, da justiça e da paz.

Virgem, Mãe do Menino Jesus, agora me sinto mais calma e mais tranquila, porque já sinto a vossa maternal proteção.

Nossa Senhora do Bom Parto,

ROGAI POR NÓS!

26) Súplica Ardente aos Santos Anjos

DEUS UNO e TRINO, Onipotente e Eterno! Antes de suplicarmos aos Vossos servos, os Santos Anjos, prostramo-nos diante de Vós e Vos adoramos PAI,FILHO e ESPÍRITO SANTO! Bendito e louvado sejais por toda a eternidade! E que todos os Anjos e homens, por Vós criados, Vos adorem, Vos amem e Vos sirvam, ó DEUS Santo, DEUS Forte, DEUS Imortal!

E vós, Maria, Rainha de todos os Anjos, aceitai benigna as súplicas dirigidas aos vossos servos e apresentai-as junto do trono do Altíssimo vós que sois a Onipotência suplicante e Medianeira das graças, – a fim de obtermos graça, salvação e auxílio. Amém.

Poderosos Santos Anjos, que por DEUS
nos fostes concedidos para nossa proteção e auxílio, em nome da Santíssima
TRINDADE nós vos suplicamos:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos em nome do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor JESUS
CRISTO:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos pelo poderosíssimo
Nome de JESUS:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos por todas as chagas
de Nosso Senhor JESUS CRISTO:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos por todos os martírios de Nosso Senhor JESUS CRISTO:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos pela Palavra santa
de DEUS:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos pelo Coração de
Nosso Senhor JESUS CRISTO:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos em nome do amor
que DEUS tem por nós pobres:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos em nome da fidelidade de DEUS por nós pobres:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos em nome da misericórdia de DEUS por nós pobres:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos em nome de MARIA,
Mãe de DEUS e nossa Mãe:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos em nome de MARIA,
Rainha do Céu e da terra:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos em nome de MARIA,
vossa Rainha e Senhora:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos pela vossa própria
bem-aventurança:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos pela vossa própria
fidelidade:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos pela vossa luta na
defesa do Reino de DEUS:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos:
Protegei-nos com o vosso escudo!

Nós vos suplicamos:
Defendei-nos com a vossa espada!

Nós vos suplicamos:
Iluminai-nos com a vossa luz!

Nós vos suplicamos:
Salvai-nos sob o manto protetor
de Maria!

Nós vos suplicamos:
Guardai-nos no Coração de Maria!

Nós vos suplicamos:
Confiai-nos às mãos de Maria!

Nós vos suplicamos:

Mostrai-nos o caminho que conduz
à Porta da Vida: o Coração aberto
de Nosso Senhor!

Nós vos suplicamos:

Guiai-nos com segurança à Casa
do PAI celestial!

Todos vós, nove coros dos espíritos
bem-aventurados:

Vinde depressa, socorrei-nos!

Vós, nossos companheiros especiais, a
nós dados por DEUS:

Vinde depressa, socorrei-nos!

Insistentemente vos suplicamos:

Vinde depressa, socorrei-nos!

O Sangue Preciosíssimo de Nosso Senhor e Rei foi derramado por nós pobres.
Insistentemente vos suplicamos:

vinde depressa, socorrei-nos!

O Coração de Nosso Senhor e Rei bate
por amor de nós pobres.
Insistentemente vos suplicamos:

vinde depressa, socorrei-nos!

O Coração Imaculado de Maria, Virgem
puríssima e vossa Rainha, bate por
amor de nós pobres.
Insistentemente vos suplicamos:

vinde depressa, socorrei-nos!

São Miguel Arcanjo,
vós, príncipe dos exércitos celestes, vencedor do dragão infernal, recebestes de
DEUS força e poder para aniquilar, pela
humildade, a soberba dos poderes das
trevas.

Nós vos suplicamos que nos ajudeis a ter uma verdadeira humildade de coração, uma fidelidade inabalável no cumprimento contínuo
da vontade de DEUS e a fortaleza
no sofrimento e na penúria. Socorrei-nos para subsistirmos perante
o tribunal de DEUS!

São Gabriel Arcanjo,
vós, Anjo da Encarnação, mensageiro
fiel de DEUS, abri os nossos ouvidos
também às suaves exortações e chamadas do Coração amoroso de Nosso Senhor.

Nós vos suplicamos que fiqueis
sempre diante do nosso olhar para
compreendermos bem a palavra de DEUS, a seguirmos e lhe obedecermos e, assim, realizarmos aquilo
que DEUS quer de nós. Ajudai-nos a estar sempre disponíveis e vigilantes, de modo a que o Senhor,
quando vier, não nos encontre dormindo!

São Rafael Arcanjo,
vós, flecha de amor e remédio do amor
de DEUS,

nós vos suplicamos, feri o nosso
coração com o amor ardente de
DEUS e nunca deixeis que esta ferida sare, para que, também no diaa-dia, permaneçamos sempre no
caminho do amor e tudo vençamos
através do amor!

Socorrei-nos, vós, nossos irmãos grandes e santos, que conosco servis diante
de DEUS!

Defendei-nos de nós próprios, da
nossa covardia e tibieza, do nosso
egoísmo e avareza, da nossa inveja
e desconfiança, da nossa avidez de
fartura, bem-estar e estima pública.

Desatai em nós as algemas do pecado e
do apego às coisas terrenas. Tirai dos
nossos olhos as vendas que nós mesmos
nos pusemos para não precisarmos ver a
miséria ao nosso redor e permanecermos, assim, sossegados numa contemplação e compaixão de nós mesmos.

Cravai no nosso coração o aguilhão
da santa inquietude por DEUS, para
que não cessemos de procurá-l’O
com ânsia, contrição e amor.

Contemplai o Sangue de Nosso Senhor,
derramado por nossa causa!

Contemplai as lágrimas da vossa
Rainha, choradas por nossa causa!

Contemplai em nós a imagem de DEUS,
que Ele por amor imprimiu na nossa
alma e agora está desfigurada por nossos pecados!

Auxiliai-nos a conhecer DEUS,
adorá-l’O, amá-l’O e servi-l’O!

Auxiliai-nos na luta contra os poderes
das trevas que disfarçadamente nos envolvem e afligem.

Auxiliai-nos para que nenhum de
nós se perca e, um dia, nos reunamos todos, jubilosos, na eterna
bem-aventurança. Amém.

Durante a novena rezamos de manhã a Súplica Ardente, e durante o dia invocamos muitas vezes os
Santos Anjos:

São Miguel, assisti-nos com os vossos
Anjos,

ajudai-nos e rogai por nós!

São Gabriel, assisti-nos com os vossos
Anjos,

ajudai-nos e rogai por nós!

São Rafael, assisti-nos com os vossos
Anjos,

ajudai-nos e rogai por nós!

(Com aprovação eclesiástica do Vicariato de Roma
em 06/02/1997, Luigi Moretti, Secretário Geral)
www.opusangelorum.org

27) SANTOS ESPOSOS LUÍS E ZÉLIA

Invitatório
R. Vinde, adoremos ao Senhor, na celebração dos Santos Esposos Luís e
Zélia.

OFÍCIO DAS LEITURAS

Hino
Grande mistério de amor,
Mistério de Deus,
Aquele que os dois uniu,
E já não são dois.
Um só canto entoarão
A mesma senda pisarão
O mesmo pão os unirá
Em comunhão de lar.
Como uma Aliança de luz
Que vem de Deus
Serão os dois, dos dois,
Mistério de amor.
Com alegria e dor
Os dois rezarão
Uma prece de amor
E fidelidade.

Os salmos se tomam do dia correspondente.

V. Que chegue à vossa presença o meditar de meu coração.
R. Senhor, rocha minha e redentor meu.

Primeira leitura
Da Carta do Apóstolo São Paulo aos Efésios (5, 21-6, 4)
Irmãos: Vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros.
As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. Pois o
marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da
Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. Mas como a Igreja é solícita por Cristo,
sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos.
Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se
entregou por ela. Ele quis assim torna-la santa, purificando-a com o banho
da água unida à Palavra. Ele quis apresenta-la a si mesmo esplêndida, sem
mancha nem ruga, nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. Assim é
que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele
que ama a sua mulher ama a si mesmo. Ninguém jamais odiou a sua própria
carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com
a sua Igreja; e nós somos membros do seu corpo! Por isso o homem deixará
seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. Este
mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. Em suma,
que cada um ame sua mulher como ama a si mesmo, e que a mulher respeite
seu marido.
Filhos, obedecei a vossos pais, como é justo que façam os que creem.
Honra teu pai e tua mãe: tal é o primeiro mandamento, que traz consigo uma
promessa, a saber: para que sejas feliz e gozes de longa vida sobre a terra.
E vós, pais, não irriteis vossos filhos, mas educai-os, corrigi-os e ensinaios como o faria o Senhor.

Responsório
R. Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor.
* Honra teu pai e tua mãe, como é justo.
V. Jesus desceu com Maria e José, regressou a Nazaré e era-lhes submisso.
* Honra.

Segunda leitura

Da História de uma Alma, de Santa Teresa do Menino Jesus
[A minha madre querida Inês de Jesus] As lembranças que vou evocar
são também vossas, pois a vosso lado transcorreu minha infância, e tive a
dita de pertencer a pais incomparáveis, que nos rodearam dos mesmos
cuidados e carinhos. Que se dignem eles abençoar a flor mais pequena de
seus filhos, e que a ajudem a cantas as misericórdias divinas!…
Queria Jesus, sem dúvida, em seu amor, fazer-me conhecer a mãe
incomparável que me havia dado, e aquela que sua divina mão queria a toda
pressa coroar no céu… Deus se alegrou em rodear-me sempre de amor.
Minhas primeiras lembranças guardam a marca dos mais ternos sorrisos e
carícias… mas se o Senhor pôs muito amor em torno de minha vida, se dignou
conceder também a meu pequeno coração uma natureza amorosa e sensível.
Amava eu muito a papai e a mamãe, e demonstrava de mil maneiras minha
ternura.
Quão depressa passaram-se os anos ensolarados de minha primeira
infância! Mas, também, que doce marca deixaram em minha alma! Recordo
com agrado os dias em que papai nos levava ao Pavilhão. Até os mais
pequenos detalhes conservo gravados no coração… recordo, sobretudo, os
passeios de domingo, nos quais sempre nos acompanhava mamãe…
Conservo ainda no meu coração todos os detalhes da enfermidade de
nossa querida mãe. Lembro-me, sobretudo, das últimas semanas que passou
na terra. A pobrezinha mamãe estava já demasiado enferma para comer os
frutos da terra. Já apenas no céu se saciaria da glória de Deus, e beberia com
jesus o vinho misterioso de que falou em sua última ceia, dizendo que o
compartilharia conosco no reino de seu Pai. Ficou também gravada em
minha alma a cerimônia emocionante da extrema unção. Ainda me parece
ver o lugar que eu ocupava, ao lado de Celina. Estávamos as cinco colocadas
por ordem de idade. E nosso pobre paizinho também estava ali, soluçando…
O coração, já tão carinhoso, de papai havia acrescido ao amor que
possuía um amor verdadeiramente maternal!… Não posso dizer o quanto
amava papai, tudo nele m causava admiração.
Eis aqui com quanta fé aceitou papai a separação de sua rainhazinha.
Anunciou-a a seus amigos de Alençon nestes termos: “Queridíssimos
amigos! Teresa, minha rainhazinha, entrou ontem no Carmelo!… Só Deus
pode exigir tal sacrifício… Não apiedai-vos de mim, pois meu coração
transborda de alegria.”
Era, pois, hora de que um servo tão fiel recebesse o prêmio de seus
trabalhos. Era justo que seu salário fosse parecido ao que Deus deu ao Rei
do Céu, seu Filho único… Papai acabava de fazer a Deus doação de um altar
[para a catedral de Lisieux], e ele mesmo foi a vítima escolhida para ser
imolada em sua ara santa juntamente com o Cordeiro sem mancha.
Nosso querido pai beberia o mais amargo, o mais humilhante de todos os
cálices!!! Esse dia já não disse que ainda podia sofrer mais!!! As palavras
não podem expressar nossas angústias, por isso não tentarei descrevê-las.
Um dia, no céu, nos alegrará falar de nossas gloriosas tribulações. Não nos
regozijamos já agora de tê-las sofrido? Sim, os três anos de martírio de papai
me parecem os mais amáveis, os mais frutuosos anos de toda nossa vida. Não
os trocaria por todos os êxtases e revelações dos santos. Meu coração
transborda de gratidão ao pensar neste tesouro inestimável, capaz de
despertar uma santa inveja nos próprios anjos da corte celeste.
Em 29 de julho do ano passado, Deus rompeu os laços mortais de seu
incomparável servo, chamando-lhe à recompensa eterna.

Responsório
R. O amor é forte como a morte, a paixão implacável como o abismo.
Suas chamas são chamas que queimam, é um fogo divino.
* As torrentes não podem extinguir o amor.
V. Não há amor maior que dar a vida por seus amigos.
* As torrentes não podem extinguir o amor.
Ou

Das correspondências de Santa Zélia Guerín
[Estou longe de meu esposo] como os peixes que tira da água, que jpa
não estão mais em seu meio e perecem. O mesmo aconteceria comigo se
minha estadia ]aqui em Lisieux com as meninas] se prolongasse muito. Me
sinto incômoda, nada me apraz, o que influi fisicamente e já estou quase
enferma. No entanto, reflito e tento animar-me; estou contigo, em espírito,
todo o dia; digo a mim mesma: “ele está fazendo tal coisa neste momento”.
Anseio por estar perto de ti, meu querido Luís; te amo com todo o meu
coração, e sinto que meu afeto aumenta ainda mais pela privação de tua
presença, que tanto sofro; seria impossível para mim viver longe de ti. (…)
Regressaremos na quarta-feira à tarde, às sete e meia. Ainda me parece tão
longe!
Com ele sou sempre muito feliz. [Luís] faz minha vida doce. Meu
esposo é um santo, desejo um igual a todas as mulheres. Isso é o que desejo
a elas. Nem entre cem se encontraria um tão bom. Me sinto tão feliz ao pensar
que voltarei a vê-lo, que já nem consigo trabalhar. Não me arrependo de terme casado.
Se o bom Deus me concedesse a graça de poder amamentar [a Teresa],
seria um prazer cria-la. Me encantam os filhos, e nasci para tê-los, mas logo
chegará o fim. Prefiro morrer a separar-me deles. ]Em pouco tempo}
cumprirei quarenta anos, é a idade de ser avó. É um trabalho tão doce ocuparse dos netos! Se não tivesse outra coisa para fazer, seria a mulher mais feliz
do mundo. No entanto, é necessário que seu pai e eu trabalhemos para que
tenham seu dote, senão, quando crescerem, não ficarão contentes conosco.
Eu também desejaria ser santa, mas não sei por onde começar; há tanto
por fazer que fico apenas com o desejo. Digo com frequência durante o dia:
Meu Deus, como queria ser santa!” E, depois, não faço nenhuma obra. Mas
é o melhor momento para que me ocupe disso…
É necessário, minhas queridas filhas, que eu vá à oração de Vésperas,
para rezar por nossos queridos defuntos. Virá o dia em que vocês o farão por
mim, mas devo fazer tudo de minha parte para não ter tanta necessidade de
suas orações. Quero ser santa, não será fácil; a pedra é dura e há ainda muito
a esculpir.

Responsório
R. Ficai alegres, buscai a perfeição, animai-vos uns aos outros, estai de
acordo ente vós e vivei a paz.
* Cantai ao Senhor e celebrai-o de todo o coração.
V. Seja qual for teu trabalho, faze-o com amor, para o Senhor e não para
comprazer os homens.
* Cantai ao Senhor e celebrai-o de todo o coração.

Oração como nas Laudes

LAUDES

Hino
Finíssimo foi o linho com que ela
Foi tecendo, ao longo de sua vida,
Essa história de amor, que a torna bela
Aos olhos de Deus e bendita.

Soube trançar com tino os amores
Do céu e terra, e santamente
Altar fez do tear de seus labores,
Oração debulhada lentamente.

Mulher santa, florescida em amor santo,
Encheu seu lar de paz e jovem vida,
Sua doce fortaleza foi seu encanto,
A força de seu amor, a fé vivida.

Uma escola de fé foi seu regaço,
Todos foram ditosos à sua volta,
Sua morte no Senhor, um terno abraço,
Sua vida será eterna primavera.

Os salmos se tomam do dia correspondente.

Leitura Breve: Tb 8, 5b – 7
Bendito sejais, Deus de nossos pais, e bendito seja teu nome pelos séculos
dos séculos. Que te bendigam os céus e todas as tuas criaturas pelos séculos
dos séculos. Criastes a Adão e lhe destes Eva como ajuda e apoio, e de ambos
procede todo o gênero humano. Vós dissestes: “Não é bom que o homem
esteja só. Vou fazer alguém como ele, para que o ajude.” Agora, Senhor, se
tomo por esposa esta minha irmã, não é para satisfazer minhas paixões, mas
para um fim honesto. Compadecei-vos, Senhor, dela e de mim, e fazei que
os dois juntos vivamos felizes até a velhice.

Responsório Breve
V. Bendito sejais, Deus, e * bendito seja vosso nome.
R. Bendito sejais.
V. Criastes a Adão e o destes Eva como ajuda e apoio.
R. Bendito seja vosso nome.
V. Glória ao Pai. R. Bendito sejais.

Cântico evangélico, ant.
Deixará o homem a seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois
serão uma só carne.

Preces
Elevemos nossas súplicas ao Pai que quis fazer aliança nupcial com seu
povo, e digamos com confiança:
R. Por vosso amor esponsal, escutai-nos, Senhor.
Vos louvamos, Senhor, por vossa Igreja que é uma, santa, católica e
apostólica,
– que ela seja sempre a esposa fiel de Jesus Cristo.

Vós, que quisestes unir o homem e a mulher em aliança nupcial,
– concedei a graça do Espírito Santo a todos os matrimônios, para que sua
união seja sinal do amor de Jesus Cristo pela Igreja.

Vós, que sois o Deus fiel à aliança,
– concedei aos matrimônios permanecer unidos nas alegrias e nas penas, na
saúde e na enfermidade, todos os dias da vida.

Vós, que quisestes que Jesus vivesse no lar de José e Maria,
– concedei às famílias o amor, a saúde e o pão de cada dia.

(Intenções livres)

Como membros da família de Deus, dirijamos ao Pai a oração que Jesus
nos ensinou.
Pai nosso…

Oração
Senhor Deus, que destes aos santos Luís e Zélia a graça de santificar-se como
esposos e pais, concedei-nos por sua intercessão saber amar-vos e servir-vos
fielmente, pois a santidade de suas vidas é um exemplo para cada um de nós.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

VÉSPERAS

Hino
Juntos marchamos para ti,
Até teu altar, até o amor.
Tu manterás nossa união
Na saúde e na dor.

Tu que ensinaste os homens a amar,
Vem conosco, comparte o lar.
Deus conosco em torno ao altar.

Deus conosco em torno ao lar.
Um mesmo corpo, um só manjar,
Uma família de amor e unidade.

Os salmos se tomam do dia correspondente.

Leitura breve (1Cor 13, 4-8a)
A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se
ensoberbece; não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se
encoleriza, não guarda rancor; não se alegra com a iniquidade, mas
regozija-se com a verdade. Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa
tudo. A caridade não acabará nunca.

Responsório Breve
V. Bendito sejais, Deus, e * bendito seja vosso nome.
R. Bendito sejais.
V. Criastes a Adão e o destes Eva como ajuda e apoio.
R. Bendito seja vosso nome.
V. Glória ao Pai. R. Bendito sejais.

Cântico Evangélico, ant.
Grande mistério é este, que eu relaciono com a união de Cristo e a Igreja.

Preces e oração como nas Laudes