CAPELÃO FERNANDO REBOUÇAS

Histórico da Capelania Católica do CBMDF

Em 18 de fevereiro de 1987, o então Comandante Geral do CBMDF, o Cel.QOBM/Comb. Paulo José Martins dos Santos, dirige-se ao Vicariato Castrense no Brasil, por meio do “Ofício Externo nº 141/87” e solicita que o Ten-Cel. Capelão R1 José Inácio de Melo fique a disposição do CBMDF exercendo a função de assistente religioso, o que é prontamente atendido e o serviço passa a ser realizado de forma provisória.
Em 19 de junho de 1991, o então Governador do Distrito Federal Senhor Joaquim Domingos Roriz regulamenta por meio do Decreto nº 13.264 o serviço de assistência religiosa e o quadro de oficiais bombeiros militares capelães do CBMDF.
Este decreto versa sobre a finalidade e a organização do serviço de assistência religiosa conforme artigo 3º, que possui o objetivo de contemplar a maioria de militares na instituição.
No livro de tombo da Capelania Católica do CBMDF, que é o livro que traz o registro da história paroquial, figura como primeiro capelão católico o Padre Ivan Clementino da Silva, que iniciou suas atividades em uma pequena sala do QCG. Em 23/09/1993, foi assinado por Sua Excelência Reverendíssima Dom Geraldo Ávila o Decreto de Criação e Ereção da Capelania Militar do CBMDF, que coincide com a provisão de Pe. Ivan como capelão da Corporação. Em 2 de julho de 1997, graças aos esforços de Pe. Ivan, é inaugurada e dedicada ao Espírito Santo pelo mesmo D. Geraldo Ávila, uma capela dentro do complexo da Academia de Bombeiro Militar (ABMIL), posteriormente ampliada com a construção do salão paroquial e prédio com salas de catequese e serviços administrativos.
Em abril de 2008, Pe. Ivan passa para a reserva remunerada e cede seu lugar ao Pe. Fernando Rebouças, empossado, então, apenas pelo Ordinariado Militar do Brasil. Sua incorporação oficial como militar ocorre quando do término do processo seletivo do concurso de capelães, em 15 de Janeiro de 2009.
Atualmente a equipe da CAPEC (Capelania Católica) consta de 5 militares da ativa (Sub-Ten Célio, Sgt Ana Paula, Sgt Afonso, Sgt Kleber e Sgt F.Marcos) e 1 PTTC ( Sub-Ten Martins ), além do capelão, Ten-Cel Fernando.
MISSÃO DA CAPELANIA CATÓLICA:
O Capelania Católica tem por finalidade prestar assistência espiritual aos bombeiros militares, aos servidores civis e as suas famílias, bem como atender a encargos relacionados com as atividades que buscam elevar a moral individual do militar e possibilitar um convívio harmônico e fraternal em sua comunidade.
Valorizar e disponibilizar os sacramentos da Igreja estando sempre disponível, acolhendo as diversas necessidades dos militares e seus familiares.

© Todos os direitos reservados • Criado por Win7.com.br
























