SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO – SSVP

São Vicente de Paulo – Patrono dos Vicentinos

Os Vicentinos praticam a caridade no serviço aos mais necessitados. O ideal vicentino vê no pobre a pessoa de Cristo e o nome “vicentinos” tem origem no Santo chamado São Vicente de Paulo, que nasceu no ano de 1581 e faleceu em 1660, vivendo 79 anos em beneficio dos pobres e dedicando-se inteiramente a eles. A SSVP foi fundada em 1833 na França, por jovens liderados pelo beato Antonio Frederico Ozanam, e hoje são mais de 700 mil vicentinos presentes em 143 países do mundo. No Brasil, são mais de 250 mil integrantes e no Distrito Federal, mais de 3 mil, divididos em 250 Conferências. O trabalho dos vicentinos é feito sempre em nome da comunidade paroquial. Em cada primeiro domingo do mês é realizado o “Domingo da Caridade”, oportunidade em que se recebem as doações da comunidade que são levadas às famílias assistidas pelo Grupo.

CONFERÊNCIA VICENTINA SÃO JOÃO DE DEUS

A Conferência São João de Deus está vinculada e subordinada ao Conselho Particular de Nossa Senhora de Fátima no Plano de Piloto. No entanto, é na Paróquia Militar do Espírito Santo do CBMDF que ela desempenha as suas atividades desde o dia 22/05/2013. A Presidente da Conferência é a Consócia Maria do Socorro Pimentel. As reuniões da Conferência ocorrem todas as quartas-feiras às 20h. A sessão é aberta com o Terço da Misericórdia, depois são feitas as orações iniciais da SSVP e a leitura da Palavra de Deus. Em seguida é feita a leitura da ata anterior e a avaliação das atividades realizadas durante a última semana, bem como as atividades e visitas que deverão ser realizadas e por último é feita a coleta e a leitura das orações finais. Tudo isso num clima de oração e alegria. A Conferência conta com a participação efetiva dos seguintes membros:

• Consócia ANA CHRISTINA Pacheco de Oliveira
  • Consócia IÊDA Cristina de Oliveira
  • Confrade JORGE Luís Almeida dos Santos
  • Consócia Maria do SOCORRO Pimentel
  • Confrade Raimundo Nonato TELES da Silva
  • Aspirante RONALDO Oliveira Gomes

Atualmente os Vicentinos da Paróquia Militar do Espírito Santo prestam assistência religiosa e material a 5 famílias (três na Vila Telebrasília-DF e duas em Águas Lindas de Goiás),  totalizando 19 pessoas assistidas.

Por isso, venha você também fazer parte da Conferência Vicentina São João de Deus e viver uma experiência única, prática e real da Caridade na vida daqueles que necessitam da nossa ajuda.

VICENTINOS EM AÇÃO – FAMÍLIAS ASSISTIDAS

PARÓQUIA MILITAR DO ESPÍRITO SANTO PROMOVE O NATAL DAS FAMÍLIAS ASSISTIDAS PELOS VICENTINOS

Neste domingo (06/12) a Conferência São João de Deus da Paróquia Militar do Espírito Santo promoveu o Natal das famílias assistidas pelos seus Vicentinos. Pouco a pouco foram chegando as famílias. Primeiro foram as da Vila Telebrasília do Distrito Federal que foram trazidas pelos próprios Vicentinos, depois as famílias de Águas Lindas de Goiás que vieram numa Van contratada para também participar do evento.

As famílias participaram da Santa Missa celebrada pelo Padre Fernando Rebouças que mais uma vez na sua homilia nos lembrou da caridade em ação, principalmente neste final de ano. No final da celebração o sacerdote acolheu as famílias calorosamente.

Após a Santa Missa, a comunidade paroquial, bem como as famílias assistidas foram convidadas a saborear um excelente almoço preparado pelos Vicentinos da equipe de alimentação.

Ao final, foram entregues os presentes às famílias assistidas.

As crianças adoraram a surpresa!