INÍCIO DAS FORMAÇÕES DE ADULTOS, JOVENS E CRIANÇAS NA CAPELANIA CATÓLICA (CATEQUESES)

“Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (João 8,31-32)

Os cristãos de hoje são constantemente assediados por costumes e idéias que minam as mais importantes bases da fé. A catequese de jovens (a partir de 15 anos) e adultos nos dá a oportunidade de conhecer a riqueza da Doutrina Católica e oferece subsídios para que nenhum de nós se perca nesse ‘mar de erros’ em que somos mergulhados diariamente.

Começamos provando a existência de Deus, a imortalidade da alma, a divindade de Cristo, a questão do mal e a existência do céu, do inferno e do purgatório, dentre outros temas. A base destas formações serve a várias religiões até o momento em que entrarmos na fundamentação do Catolicismo. Ainda que seu credo não seja católico, venha aprender sobre Deus conosco! Você também terá a oportunidade de conhecer a Igreja por dentro, visitando conventos de clausura e vida ativa, santuários, orfanatos e lares de idosos mantidos pela Igreja, tendo a oportunidade de viver a fé e as obras!

São convidados a participar desta catequese também aqueles que já receberam todos os sacramentos, como ouvintes, uma vez que grande parte de nosso programa não é abordado nas catequeses tradicionais. Os ouvintes podem entrar e sair quando quiserem, sem necessidade de matrícula. Teremos uma turma, às quintas-feiras, de 19h30min às 21h30min, começando em 05 de março e terminando em novembro de 2020, com recesso em julho.

Nas comunidades dos primeiros cristãos, havia harmonia entre fé, vida, catequese e liturgia e essa perfeita harmonia era experienciada à luz da Palavra, da tradição, da oração, da Eucaristia e da comunhão fraterna. Hoje, somos convocados, como catequistas, a trazer de volta esses mesmos sentimentos, de comunhão, fraternidade e alegria. Precisamos despertar em nossos catequizandos o mesmo fascínio daquele tempo, a mesma vontade de seguir a Jesus Cristo e ao Evangelho. A Capelania Católica do CBMDF convida toda a comunidade a participar deste movimento catequético, que contará com a metodologia da Catequese do Bom Pastor no nível I (crianças de 3 a 6 anos), 1° Eucaristia (crianças de 7 a 10 anos) com foco na Bíblia, palavra viva de Deus, e na tradição da Igreja Católica Apostólica Romana e a Perseverança (crianças de 11 a 14 anos) com o foco na evangelização e nas boas obras. A Catequese do Bom Pastor procura conhecer a fé pelos olhos da criança. Assim, é necessário saber como é a criança para compreender a melhor forma de verdadeira conversão, sendo preciso para isso, escutá-las, observá-las e fazer a evangelização acontecer a partir de suas experiências, pois junto com os pais elas se tornam interlocutoras de seu processo de crescimento e amadurecimento na fé. Nesse segmento, a fundadora da catequese Bom Pastor, Sofia Cavalletti, integra aos seus estudos sobre evangelização infantil uma importante descoberta: dos três aos seis anos as crianças possuem uma janela espiritual, e, quando estimuladas, suas experiências religiosas são potencializadas e muito mais duradouras. Na Primeira Eucaristia os catequizandos vão presenciar a importância de se conhecer a Palavra de Deus, desde a criação do mundo até a ressureição e ascensão de Jesus Cristo. Aprenderão também sobre a Tradição da Igreja de Cristo, seu calendário litúrgico e a vida de seus membros. A Perseverança ocorrerá como uma consolidação de todos os conhecimentos citados, buscando de formas teóricas e científicas as comprovações de milagres e tangenciando estudiosos da Igreja como São Tomaz de Aquino. Haverá também uma atuação efetiva dos jovens nas missas, exercitando a caridade e demonstrando o devido respeito e colaboração com este evento tão importante. Para auxiliar o jovem nessa missão, utilizaremos o Youcat, livro idealizado pelo Papa João Paulo II, e também a Bíblia.

As Catequeses acontecem na sede da Capelania, no Complexo da Academia de Bombeiro Militar, situada no SAIS A/E Nro. 3  Setor Policial Sul.

Horários:

Catequese para jovens, adultos e ouvintes

Quintas-feiras
Das 19h30 às 21h30 (Início no dia 05/03/2020)

Faça a sua inscrição preenchendo o formulário abaixo:

Seu nome (obrigatório)

Data de Nascimento(obrigatório)

Seu estado civil (obrigatório)

Seu endereço (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Seu número de telefone What's App

Você é Bombeiro Militar?

Nome e Endereço da Paróquia em que foi batizado

Qual sacramento deseja receber?
BatismoPrimeira EucaristiaCrismaParticipar como Ouvinte

Frequenta a nossa Paróquia?

Como soube da Catequese?

Deseja receber comunicados da nossa Paróquia?
SimNão

Informamos ainda que nos traga a cópia do certificado ou da lembrancinha de batismo, com o nome e o endereço da paróquia.

– Catequese do Bom Pastor no nível I (crianças de 3 a 6 anos)
– 1° Eucaristia (crianças de 7 a 10 anos)
– Perseverança (crianças de 11 a 14 anos).

Começamos este ano com novas diretrizes e nelas algumas mudanças.
 INÍCIO: SÁBADO, 14/ MARÇO/2020
 HORÁRIO: Das 16h às 18h
 LOCAL: Capelania Militar do Espírito Santo, endereço: SAIS A/E Nº 3, Setor Policial Sul, Brasília/DF
 Os responsáveis deverão providenciar os seguintes documentos