Devoção dos Cinco Primeiros Sábados

Faça o download dos PDF’S nesses links abaixo.

Meditações

O que é a Devoção dos 5 Primeiros Sábados

Ato de Consagração e Desagravo

A REVELAÇÃO

A revelação da devoção dos cinco primeiros sábados começou na segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, aos três Pastorinhos. No dia 13 de junho de 1917, a Virgem Maria disse à pequena Lúcia: “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção do meu Imaculado Coração”. Depois de ouvir estas palavras, as três crianças viram a Virgem Santíssima com um coração na mão, cercado de espinhos. Eles compreenderam que aquele era o Coração Imaculado de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que necessitava de reparação. Na aparição seguinte, no dia 13 de julho, a Mãe de Deus repetiu as mesmas palavras e disse que voltaria para pedir a devoção reparadora dos primeiros sábados.

Oito anos depois, no dia 10 de dezembro de 1925, em Pontevedra, na Espanha, foi revelado à Irmã Lúcia a devoção reparadora dos cinco primeiros sábados. Em dezembro de 1927, por ordem de seu confessor, a Irmã escreveu as palavras que lhe dirigiu a Santíssima Virgem, nas quais disse:

“Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vês de Me consolar, e dize que todos aqueles que durante cinco meses, no primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço, e Me fizerem quinze minutos de companhia, meditando nos mistérios do Rosário, com o fim de me desagravar, Eu prometo assisti-los, na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação de suas almas”.

As cinco ofensas a reparar nos cinco primeiros sábados

Em 1930, o Padre José Bernardo Gonçalves, então confessor da Irmã Lúcia, entre outras coisas perguntou a ela: “Porque hão de ser ‘5 sábados’ e não 9 ou 7 em honra das dores de Nossa Senhora?” Durante uma de suas costumeiras orações, na noite do dia 29 para 30 de Maio de 1930, Nosso Senhor revelou a Irmã Lúcia o seguinte:

Minha filha, o motivo é simples: são 5 as espécies de ofensas e blasfêmias contra o Imaculado Coração de Maria:

  1. As blasfêmias contra a Imaculada Conceição.
  2. Contra a Sua virgindade.
  3. Contra a Maternidade Divina, recusando, ao mesmo tempo, recebê-La como Mãe dos homens;
  4. Os que procuram publicamente infundir, nos corações das crianças, a indiferença, o desprezo, e até o ódio para com esta Imaculada Mãe;
  5. Os que A ultrajam diretamente nas suas sagradas Imagens.

Eis, minha filha, o motivo pelo qual o Imaculado Coração de Maria Me levou a pedir esta pequena reparação; e, em atenção a ela, mover a minha misericórdia ao perdão para com essas almas que tiveram a desgraça de A ofender.

CONDIÇÕES

O que é necessário cumprir a devoção e alcançar a graça prometida:

  1. Confessar-se, de preferência no sábado ou na oitava, com a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria.
  2. A Comunhão reparadora
  3. A recitação do Terço
  4. Meditação durante 15 minutos sobre um ou todos os mistérios do Rosário.

Estes três últimos pontos devem ser cumpridos no próprio sábado.

Meditações

O que é a devoção dos 5 primeiros sábados - contextualização

Ato de consagração e desagravo